Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge
"Cai a noite sobre a minha indecisão
"Cai a noite sobre a minha indecisão
sobrevoa o inferno minha timidez
um telefonema bastaria
passaria a limpo a vida inteira
[...]
Ah...vida real! Com é que troco de canal?
Esperei chegar a hora certa
por acreditar que ela viria
deixei no ar a porta aberta
no final de cada dia
cai a noite doce escuridão
de madura vai ao chão
[...]
Ah...vida real!tchau!"
um telefonema bastaria
passaria a limpo a vida inteira
[...]
Ah...vida real! Com é que troco de canal?
Esperei chegar a hora certa
por acreditar que ela viria
deixei no ar a porta aberta
no final de cada dia
cai a noite doce escuridão
de madura vai ao chão
[...]
Ah...vida real!tchau!"
(Vida Real - Engenheiros do Hawaii)
Escreverei hoje de forma diferente. Escolhi essa música e o que falarei estará interligado com ela. Pode-se perceber de cara de acordo com os versos que escolhi como os principais para a crônica que confusão, dúvidas e conflitos internos serão o norte tomado para a expansão das ideias. Isso fiz com um propósito: mostrar que não importa se você é um mero estudante do colegial, ou um cantor de uma famosa banda do rock brasileiro; sempre existirá um ponto de interrogação pairando sobre as mentes. Em muitos aspectos. Uns podem estar vivendo a mesma incógnita que outros, alguns, por sua vez, totalmente opostos ao seu amigo do lado. O importante é saber que não passa apenas de uma fase, e igual aos jogos eletrônicos, sempre terá gente que ganhe, outros que perdem, mas todos competem até o seu máximo. Fase é feita para passar. Então se chegastes em alguma, e acomodou-se, levante-se imediatamente, pois muitos iguais a você já a superaram. Você é um campeão, não pare no caminho.
1."Cai a noite sobre a minha indecisão/sobrevoa o inferno minha timidez/um telefonema bastaria/passaria a limpo a vida inteira" A mesma história ouvida e vivida por milhões de pessoas diariamente estar embutida no primeiro verso: indecisão. A primeira coisa que me lembro ao perceber essa situação é outro refrão de uma música bastante conhecida: "Será" de Legião Urbana. Onde as indagações do cantor martelam na mente de seus ouvintes.
Nessa estrofe ele inicia já demonstrando todo panorama que será descrito abaixo, mostrando que a falta de decisão dele estava atrapalhando sua noite de sono. Logo após usa uma metáfora que quer dizer: a dor e o sofrimento gerado por essa indecisão é tão forte que parece que estou no inferno, tudo por causa da minha timidez. A forma de absolvição desse mal que leva dentro de si seria um telefonema que ele espera, mas nunca chega. Esse telefonema resolveria todos os problemas de sua vida inteira, e o libertaria para dormir tranquilamente a noite.
Identificou-se? Percebeu o quanto você se encaixa dentro desse contexto? Aquele sentimento. Aquela oferta de emprego. Aquela oportunidade de se mudar. Aquela decisão de terminar o relacionamento. Tudo isso acarreta em indecisões que nos perseguem por toda a vida. Somos tão imediatistas que pensamos ser essas coisas que resolverá toda a "zica" que levamos dentro de nossos corações. Não percebemos que é apenas em um ponto de toda a engrenagem que chamamos de vida que estar defeituoso. É correto perceber que por apresentar esse defeito, toda a sincronia que existia não funciona com perfeição. A discrepância estar em não agir de forma coerente. É uma peça que estar necessitando de reparos, não a máquina toda. Está na hora de uma faxina. Limpar o HD, renovar as baterias, fugir um pouco da pressão que tudo e todos colocam dentro de ti e tomar suas próprias decisões.
A vida é tão bela, pois com o passar dela aprendemos a ser independentes. Porque agora regredir? Seja feliz consigo e o que vier te suplementará. Complemento preenche o espaço vazio. Suplemento transborda o que estar cheio.
2. "Esperei chegar a hora certa/Por acreditar que ela viria/Deixei no ar a porta aberta/No final de cada dia/Cai à noite doce escuridão/De madura cai ao chão" Como El Dourado, como Atlântida, como o buraco no Triângulo das Bermudas, ou o Mostro do Lago Ness, e tantos e tantos contos existentes, bem assim é esse mito da "Hora certa". Ela é tão mutável e inconsistente que ninguém sabe ao certo o quando ela realmente chega, e por esse motivo não são poucos que quebram a cara. E a partir desse grande mistério Humberto inicia a estrofe.
Inicia-se com uma falsa esperança alimentada pelo narrador que aguardava a sua hora certa. Porém no segundo verso percebe-se a ironia que ele fala, demonstrando que tal hora nunca chegou. Esclarece ele no terceiro e quarto verso que se abriu por completo para esse momento, e não se cansava, mesmo que não chegava passando um dia após o outro. Até que a noite, representada pela escuridão chegou e de tanto "amadurecer" o pensamento, caiu no chão de podre, fazendo ele uma analogia a uma fruta.
Quem sabe você não se depara com a mesma situação? Pois confusa em seus pensamentos, ações e sentimentos se vê vivendo em oscilações. Uma hora totalmente confiante que aguenta esperar o tempo que for preciso para alcançar a vitória, entretanto se pega, em alguns momentos depois, duvidando que seja capaz de alcança-la.
"O pessimista reclama do vento, o otimista espera que mude, o realista ajusta as velas" (Willian George Ward). Quem é você?
3. "Ah vida real! Como é que troco de canal?" "Ah vida real! Tchau!" Por fim, incessantemente no coro ele murmura contra aquela que em sua concepção é culpada por tudo. E quantos não fazem isso agora mesmo? A culpa é disso, daquilo, desse ou daquele. Esquecendo ele da frase do poeta chileno Pablo Neruda "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências".
Ele toca um pouco no assunto da alienação da vida causada pelos meios de entretenimento no primeiro refrão, já que tudo que somos é influenciado por eles, apenas uma troca de canal seria o suficiente para mudar aquela vida que estava sendo vivida. E no final ele se despede da vida que vive dando um ar de dúvida. Qual é a solução? Mudar de atitudes e consequentemente de vida, ou se matar? Não explicita sua decisão.
Mas você sim! Pode deixar bem claro qual rumo queres para ti. Problemas todas as pessoas enfrentarão em sua jornada nessa Terra. Cabe a ti escolher triunfar ou desistir. Confiem em Deus, saiba que tudo estar sobre seu controle. Se ele te deu essa prova é porque já te capacitou antes para resolvê-la! Enfrente para seguir em frente!
Em 1952, Edmund Hillary, tentou escalar o Monte Everest a montanha mais alta do mundo e fracassou. Quando foi falar para um grupo na Inglaterra, colocaram de propósito o desenho do Everest na parede do auditório para irritá-lo. Mas ele apontou para o desenho e disse: “Monte Everest dessa vez você me derrotou, mas na próxima eu o derrotarei, porque você já cresceu tudo o que tinha de crescer, mas eu ainda estou crescendo”. De fato, ele continuou se preparando e em Maio do ano seguinte, Edmund Hillary, tornou-se o primeiro homem a escalar o Monte Everest.
Filipe O. Concercio S.
Imagens: Reprodução/Internet