Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge
"Decidir pode te custar muito, mas não decidir pode te custar tudo"
"Decidir pode te custar muito, mas não decidir pode te custar tudo"
(Pr. Lúcio Barreto Júnior)
Chegamos à semifinal da Copa do Mundo 2014. Logicamente as quatros seleções mais bem preparadas conseguiram seus êxitos e agora se enfrentam para saber qual delas será a melhor do mundo nos próximos quatro anos. Chegou a decisão. Nenhum erro é aceitável, pois ele poderá ser crucial para a conquista desse país de um título tão importante à nação.
O mundo estar tão focado nessa disputa que estão se esquecendo de que convivem em uma maratona de decisões diariamente. Desde decidir em se levantar e ir para o trabalho ou ficar em casa dormindo e ser demitido, até em salvar uma vida ou deixa-la morrer. O mundo nos cerca de decisões. E são nelas que se embasam o rumo de nossas vidas.
Hoje meu texto terá uma analogia com o futebol, espero que entendam e reflitam. A frase descrita acima será a base para construção de todo o enredo aqui contado, pois quero que imaginem a cada um de vocês na seguinte situação: estás na frente do goleiro, aos 49 do segundo tempo com seu time perdendo a final do campeonato mundial por 1x0, se perderes o gol fim do sonho de ser campeão, se fizeres é necessário para que conquiste o campeonato, pois um empate dará o título a vós. Decidir chutar "pode te custar muito" a glória ou o martírio, não se decidir e fugir da responsabilidade resultará no fim da partida e um eterno opróbrio, "e te custará tudo". Bem-vindos, está na hora da decisão!
Por que eu? Sempre quando somos pressionados a tomar decisões fazemos essa pergunta, mesmo sendo no subconsciente. Achamos nós em primeiro momento que somos os únicos a ter que decidir em momentos delicados. Mas duas verdades devem ser postas a luz aqui: você não é o único a passar por isso, e se você passa por determinada situação é porque Deus confia que sabes resolver.
Comparando com um jogo de futebol. No Brasil em torno de mais de um milhão de crianças e adolescentes tentam fazer carreira em times de futebol desde as categorias de base. Destes, apenas 4 ou 5, por time, avançam para o profissional. Quando chegam lá a briga ainda é mais ríspida e na maioria das vezes é emprestado para times de pouca relevância, com pouca infraestrutura. Chegando direto ao assunto: apenas 1 ou 2 desse milhão tem destaque no cenário nacional por ano. O que dirá internacional. Digamos que você é esse cara. Agora estás enfrentando a final da copa mais importante do mundo e sendo titular. Ou seja, você foi capaz de ser melhor que mais de 1 milhão de pessoas. Se você estiver nesse posto, é porquê tem a capacidade para fazer o que se espera de você. O gol.
Na vida é bem assim. Vencestes milhões de espermatozoides para nascer, resististes ao organismo de sua mãe que no primeiro momento quis te repelir. Nascestes, crescestes e hoje tem na bagagem experiências o suficiente para saber contornar esse problema que apareceu em sua vida. Por que tens medo de decidir? Seja na carreira que irás traçar daqui para frente, seja na pessoa que estará ao seu lado, seja nas prioridades escolhidas para sua vida. Saibas que já és um vencedor! Vá para cima, faça o que você treinou a vida toda para esse momento especial, deixe sua marca, jogue seu jogo. Se falhar, terá alguém na arquibancada que valorizará sua coragem de tentar. Se conseguir, será aclamado, lembrado e reverenciado por uma multidão que varia de muitos até um só. Pois você amará mais a si pelo feito. Mas, se não decidir, viverá para sempre em uma profunda incógnita sem saber o que realmente resultaria sua atitude.
Goleiro Qualificado. Decidiu avançar? Olhou para frente e tem o melhor goleiro da competição até o exato momento. É mais alto, ele pode pegar com as mãos, tem em seu currículo vários jogos que anulou os melhores jogadores, intimida todos com suas qualidades. E agora?
As adversidades que surgem, no primeiro momento nos fazem pensar que são mais fortes do que nós. Lembramo-nos de situações, pessoas, momentos, que não foram páreos para ela. Ela na nossa frente parece o muro de Berlim que nos separa da felicidade, ou um iceberg que impede nosso caminho, até mesmo um gigante que se levanta contra nossa caminhada nos fazendo sentir incapazes de vencê-lo. É agora que o verdadeiro herói surge. Muito além do que as farsas mostradas nos filmes, muito além dos poderes surreais, muito além até mesmo de onde achávamos ir a nossas forças.
Recordo-me da copa de 2002. Oliver Kahn, melhor jogador da copa, mesmo sendo goleiro da seleção Alemã. Chegou à final intitulado: a muralha. Não era para menos, vivia seu melhor momento na carreira. Idolatrado no Bayern de Munich e em seu país. Ronaldo Nazário de Lima, vindo para copa como uma aposta de seu técnico. Voltava de uma séria cirurgia que o afastara dos gramados por muito tempo. Voltara acima do peso, desconfiado pela crítica. Ambos chegaram à final. Ronaldo fez dois gols e sagrou o Brasil pentacampeão em cima do goleiro mais temido da copa.
"Problema é grande? Deus é maior. E não me importa que seja bem menor. Pois Deus me fez grande mesmo sendo pequeno" Ouvir esse coro certa vez em minha infância em um desenho chamados "Vegetais". E é a mais pura verdade. Não olhe para o problema, e sim para a força que seu Deus te capacitou até o exato momento.
Arrisque Tudo. Grande parte dos jovens já viu o vídeo da marca esportiva Nike com esse título "Arrisque Tudo". Muito interessante o vídeo. E como hoje a analogia é com o futebol achei aproveitável tal título.
No mundo do futebol existem centenas de milhares de jogadores que tem uma aparição rápida no cenário internacional, porém outros possuem uma fama eterna. Alguns pela sua habilidade com a bola nos pés, outros por serem sortudos em momentos importantes, só que existe uma classe que faz sucesso apenas por não ser convencional.
Higuita, um goleiro que sempre será lembrado pelas defesas de escorpião que fazia. Valderrama pela sua cabeleira. Dentre outros.
Como é de praxe no blog eu fazer esse apelo a vocês. Sejam como eles. Aja de forma surpreendente. Tire um coelho da cartola, uma carta da manga. Deixe seu autógrafo no mundo. Enquanto ninguém esperar por uma atitude sua, mostre a todos sua marca registrada. É na decisão que "santos" são canonizados, que astros são descobertos, que estrelas brilham e seu registro fica na vida de alguém.
Sorria enquanto todos esperarem lágrimas, cantem quando esperarem resmungos, corra quando pensarem que vais parar, e acima de tudo ousa arriscar enquanto todos desistem e ficam. Como no futebol, a vida também é feita de escolhas. A minha eu fiz, tentar mudar o mundo através de palavras, e você?
Filipe O. Concercio S.
Imagens: Reprodução/Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário