Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge
Olá leitores. Desculpe-me por esse tempo sem nenhuma postagem. Não estava escrevendo porque estava escrevendo! kkkk" Tive uma pesquisa científica para fazer que tomou todo meu tempo e disponibilidade, e por causa disso não fiz mais nenhuma publicação. Mas, vamos reiniciar! Vamos ver se o pouco que sabia escrever continua na ativa.
Quem nunca ouviu esse título? Um filme que constantemente passava na Sessão da Tarde contando a história de uma garotinha que em seu aniversário de 15 anos desejou ter trinta. Um pozinho caiu em sua cabeça e seu desejo foi realizado, 15 anos de sua vida passaram instantaneamente. Meio bobo o filme, porém, como vocês já sabem, tenho algo doido dentro de mim que me faz refletir até nesses casos bestas.
De um tempo para cá, estive fazendo uma retrospectiva de toda minha vida. Os momentos que me lembro das coisas de criança, acontecimentos, datas, pessoas, lugares, tudo e parei pra notar: passaram-se quase 18 anos. Esse ano fico maior de idade, já posso ser considerado um jovem adulto, não há mais a proteção plena dos pais, escola é passado, faculdade tem que ser realidade, emprego uma necessidade e a vida insiste em querer dar o "play". Estou saindo do modo lento e partindo para o normal. Mas já perceberam? Estamos assistindo algo de forma lenta, e quando damos o play passam-se alguns segundos com nossa mente achando que está "rápido demais", mesmo estando na velocidade normal. Estou justamente nesses segundinhos. Não quero estagnar na vida e quando perceber pluft De Repente 30.
Na crônica de hoje gostaria de falar sobre temores, mas também alívios; sobre sonhos, porém também realidade; sobre o futuro, entretanto não se esquecendo do passado nem do presente. Quero falar dos paradoxos, sem se esquecer da tautologia.
1. O que será, será; o tempo que irá me dizer: Essa música estadunidense atravessa décadas e chega até nós com a mesma indagação feita por cada jovem nessa fase de transição:
Quando eu era apenas uma garotinha
Perguntei à minha mãe o que eu serei
Será que vou ser bela serei rica
Aqui está o que ela disse para mim
O que será, será
O futuro não é nosso para ver
O tempo que irá te dizer
O que será, será
Quando eu cresci e me apaixonei
Perguntei ao meu namorado que está à frente
Será que vamos ter o arco-íris, dia após dia
Aqui está o que o meu querido disse
O que será, será
O futuro não é nosso para ver
O tempo que irá te dizer
O que será, será
Agora eu tenho meus próprios filhos
Eles perguntam a sua mãe o que será
Será que vou ser bonito eu serei rico
Digo-lhes com ternura
O que será, será
O futuro não é nosso para ver
O tempo que irá te dizer
O que será, será
Estabilidade financeira, término de uma faculdade, casamento promissor, sonhos realizados e fim. Essa é a vida onde me atrevo a dizer que todos querem. Enquanto que nessa fase de transição tememos muito o "se", deixamos de lado o que em nossa vida já está concreta. O conhecimento estudantil adquirido em mais 90% de sua vida até agora serão válidos daqui para frente, mas não tanto quanto outras experiências passadas no contexto da vida secular. A disciplina, o respeito, a obediência, seus valores éticos e morais serão postos a prova daqui para frente. Se essa sua base estiver fragilizada, ou até mesmo não existir, infelizmente não terá o sucesso desejado nas áreas supracitadas. Como ter estabilidade financeira se não tem disciplina de gastos e economia? Ou como permanecer em um emprego se não foges da corrupção? Como terminar uma faculdade e se sentir no caminho certo para seu futuro se não abrir mão de várias regalias e oportunidades imperdíveis nos anos de curso em busca do seu ideal? Como ter um casamento abençoado e eterno se não consegues ser fiel ao seu namorado(a) hoje, não aceita perder em alguns momentos no relacionamento e não conserva seu lado sexual para um só? Como realizar seus sonhos se não está disposto(a) a passar pelos desafios e provas que eles requerem para sua conquista? Consegues observar? Sem a base sua estrutura cede mais rápido que aqueles belos castelos de areia construídos à beira do mar.
2. Sonhos, quem nunca teve um sonho pra sonhar?: Essa não é tão conhecida, porém linda igualmente. Confira-a na íntegra. É de um cantor gospel chamado Sérgio Lopes.
Eu não posso ter nas mãos o meu destino
E mudar o que eu não quero que aconteça
Cada noite é esperar que um novo tempo
Recomece assim que o dia amanheça
Sou humano, tenho sonhos, faço planos
Como qualquer outro homem quero ser feliz
Mas os sonhos que eu tiver sei que posso realizar
Porque creio em Deus e Ele sempre cumpre o que diz
Ansiedade, medo, dúvida... Também posso ter
Porque sou fraco, sou barro, sou pequeno
Mas os sonhos que eu tiver sei que posso realizar
Porque creio em Deus e Ele sempre cumpre o que diz
Sonhos... Quem nunca teve um sonho pra sonhar?
Eu sei que muitos cansam de esperar
E perdem a fé, a fé em Deus
Sonhos, na vida de quem guarda sua fé
É só uma questão de tempo
Nunca aconteceu de Jesus desapontar um filho seu
De Jesus abandonar um filho seu
Jesus nunca abandonou um filho seu.
Sonhar é muito bom! Mas acordar e viver é muito melhor! Pois é apenas na realidade que os sonhos se fazem reais! Esse tópico é ligado ao anterior, fala muito de uma introspecção humana sobre o amanhã. O que diferencia os dois aspectos é que esse se encaminha para a impaciência e ansiedade. A idealização de qualquer sonho de forma excessiva torna-se idolatria àqueles ramos de sua vida, e quando colocamos algo no lugar onde só Deus pode estar ele ao invés de ser benéfico, torna-se decepcionante.
Aconteceu comigo na infância de estar em um sono leve, e justamente nisso sonhei que estava com muito dinheiro, por perceber que era apenas um sonho minha reação instantânea foi tentar segurar o sonho acima de minha cabeça com a mão. Acordei e o sonho acabou. Hilário, mas a realidade. Existem pessoas que sonham tanto acordado que quando ele termina ela fica muito frustrada. Enquanto que outros não sonham mais por tão desiludidos estarem e não acreditam mais no futuro. Meu conselho é procurar um equilíbrio. Mais sobre isso (
http://pensoloonge.blogspot.com.br/2014/04/gspl-so-sei-que-nada-sei.html)Sonhos? Sonhe! Realidade? Viva! Transforme onde você está no lugar que você desejaria está! Planeje, arquitete, sempre com os pés no chão. Uma hora, como diz a canção, "
Sonhos, na vida de quem guarda sua fé; é só uma questão de tempo; nunca aconteceu, de Jesus abandonar um filho seu".
3.Mas que seja a vontade de Deus, se Ele quiser então, não importa quando onde como: Por fim vamos falar do tempo. Essa frase da música "Pensando em Você" de Henrique Cerqueira demonstra algo relacionado ao amor. Mas só esse trecho pode ser adotado também no tempo. Temos que ter a percepção que nada do que acontece em nossas vidas é obra do acaso. É tão vazio o homem que pensa que tudo acontece por mera coincidência. Não entrarei no mérito de convencimento sobre a existência de Deus, deixo apenas meu ponto de vista.
O futuro é tão belo aos olhos dos otimistas. É tão sombrio na vista dos pessimistas. E é o desafio na vista dos realistas. Com essa frase que não parece ser minha, mas é. (kkk) começo o ultimo ponto desta crônica. O que será do amanhã se a vida se finda hoje? Estão certos aqueles que se previnem para amanhã, mas não queira sofrer pelo porvir. Os dias, meses e anos estão se passando com uma velocidade incrível, e como o próprio título diz: De repente os 30 anos chegam. O que aproveitou de sua infância e adolescência ontem, Da juventude hoje se viveu pensando no amanhã? Confie no Deus que fez os céus e a Terra. Nossa vontade pode parecer a melhor, mas só a dEle é boa, perfeita e agradável!
Independente do que te espera, mantenha a fé. Ela pode mover montanhas!
Os passarinhos da dúvida passam pelas nossas mentes sem nosso querer, mas ele pousar e fazer ninho em nós, só com a permissão de cada um! Para finalizar reflita: se hoje fosse seu último dia de vida, por qual feito se orgulharia de ter realizado?
Filipe O. Concercio S.