quinta-feira, 24 de abril de 2014

GSPL - Amigos amigos...

Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge

Uma leitora deste blog lançou um tema pedindo para que eu escrevesse sobre este assunto tão reflexivo; agradeço pela contribuição e a honra de querer saber minha colocação nesta abordagem. Todos aqueles que quiserem, também podem sugerir publicações!

"Best Friend Forever" ou simplesmente "b.f.f" é uma sigla tão usada atualmente que já virou clichê no cotidiano de jovens por todo mundo. Mas até onde se pode colocar o título de amigo a uma pessoa? Em minha concepção, o erro não é intitular alguém com tal, mas ver se essa pessoa merece uma confiança de sua parte. Pessoas frustradas por essa causa existem em qualquer lugar, e para que não ajam mais vítimas algumas dicas são importantes.

Passo 1:Conheça de longe: Antes de se aproximar e entregar seus segredos nas mãos de alguém analise sua conduta com suas pessoas mais próximas. Veja como age, o que fala, se sua maturidade equivale à sua idade, se você estará perdendo ou ganhando mais se houver um aprofundamento de convívio com esse cidadão.
Esse método nos faz eliminar de nossa vida, aqueles que podemos chamar de retardatários... Pessoas que aparecem com o único objetivo de nos atrasar e após entrar é um grude pra sair. Quem nunca se arrependeu de andar com alguém que depois de um tempo notou sua grande imaturidade e chega dava agonia sua presença? Pois bem, evitando tais situações, seja observador, não se entregue em primeiro momento, seja sorrateiro, ele tem que chamar sua atenção.

Passo 2:Decifre-o: Já percebeu que pode se aproximar? Ótimo, agora converse. Converse muito. De preferência com perguntas que demonstrem ser simples, mas que por trás mostram toda a identidade do sujeito. Não se prenda apenas a conhecer seu nome, suas músicas e seus filmes. Veja sua relação com a família, sua dedicação com a escola, seus sonhos para o futuro, a forma que ele pensa. Isso tudo com perguntas que não te faça ser apanhado como alguém intrometido.
obs. Note sempre a forma que ele se refere aos pais, irmãos e familiares. Se for de forma agressiva ou apática desconfie, maus filhos maus amigos.
Escola, faculdade, ou até mesmo curso técnico se procura em aprender? Ótimo, suas conversas serão inteligentes e acrescentará conteúdos em sua vida. Pessoas ignorantes fazem de sua mente uma lata de lixo onde jogam suas besteiras.
Qual seu "Plano de Metas"? Trabalhar pra comer, pra trabalhar pra comer, pra trabalhar pra comer? "Diga-me com quem tu andas, e direi quem tu és" queira estar ao lado de quem sonha! Sonhos possíveis são claro! Pessoas sem pretensões para o futuro, ou que sonham e não aterrissam a mente na Terra farão você desistir dos teus sonhos, sempre desanimando seu trajeto. Prefira ouvir sonhos a pesadelos.
Gente sabe disfarçar muito bem, tente decifrar sua verdadeira face antes de considera-lo alguém de extrema importância em sua vida.

Passo 3:Dê uma moralzinha: Passou? Comece a abrir espaço em sua vida pra ele de forma SUPERFICIAL. Fale sobre sua nota na escola, fale sobre o culto, fale sobre a Guerra na Ucrânia. Assuntos que você falaria com qualquer outra pessoa que encontrasse em um ônibus pela primeira vez na vida. (Falo sempre de ônibus, é meu amor! ♥ kkk) Você vai perceber que estes assuntos vão começar a se aprofundar a temas mais restritos, a partir desse momento analise um fator crucial: se ele confiar em você pra falar acontecimentos dele que são particulares, você pode até abrir espaços pra contar experiências suas, mas ainda não parta para segredos, fique naquilo que a maioria já sabe de você. Comece a puxar assunto, mas espere ele também interagir, daí pode-se concluir se ele estiver querendo aprofundar a amizade também contigo.
A amizade é um caminho de duas faixas, nunca queira andar na frente ou atrás de ninguém, seja recíproco a ele a partir da forma que ele procura te conhecer.

Passo 4:Mostre-se com seus defeitos: As pessoas se enganam pois tentam mostrar-se aos outros com perfeição. Mas ninguém é assim, e se você demonstrar como realmente é, vai levar a pessoa a ter a convicção se vai querer mesmo sua amizade ou não. Se você é comilão, preguiçoso, não gosta de tomar banho, ignorante, estressado, calmo demais, agitado, calado, não importa, se mostre. Isso vai gerar dois pontos que farão total diferença daqui pra frente:
a) Verás se não entrarás em atrito com os defeitos da outra pessoa também, pois ao ver você sendo verdadeiro ela vai se mostrar, e na sinceridade ambos irão se conhecer e ver se a amizade vai fluir.
b) Você já estar dando e recebendo confiança dele, pois ele demonstrará ser o que realmente é, antes (no segundo passo) você só sabia a teoria, mas agora a prática é outra história, e nesse exato momento é onde se diferenciará amigos de colegas.

Passo 5:Conclusão do Curso: Passou por todas as etapas? Ufa! Estar preparado para receber este renome tão precioso que é: ser seu amigo! Achou que seria fácil? Se quiser estar blindado contra decepções esse é o caminho mais seguro. Não é por causa disto que todos que conseguirem concluir não te decepcionarão, pois a vida é uma caixinha de surpresa, mas você estará mais capacitado a se proteger de uma frase tão dita hoje em dia: "fulaaano, você é assim? eu não sabia!". Deste momento em diante comece a contar seus segredinhos, a chamar pra almoçar na sua casa, a abraçar e beija-lo sem ressentimento de ser com falsidade. O tempo e os momentos são aqueles que definirão até onde esta amizade irá sobreviver. Ás vezes alguns meses, outras vezes anos, mas as que valem a pena duram por toda eternidade.

Filipe O. Concercio S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário