terça-feira, 1 de abril de 2014

GSPL - Uma mentirinha só...

Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge

1° de Abril. Data épica à diversão. Brincadeiras surgem por todos os cantos do mundo, com enganos diversos, e com a única justificativa: Hoje é o Dia da Mentira! Vamos Pensar um Pouco?

Como iniciou essa data? Segundo o Winkipédia foi assim: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

Qual valor cultural esse dia deve ter em uma sociedade? Nenhum! Existem dias mais importantes que este e não é dado o considerado valor na qual deveria dar. Existe um que admiro bastante e nem existe em nossa nação: "Yom Kipur" ou Dia do Perdão. Ah, se este dia fosse englobado em nosso cotiano!! Quantos homicídios, rancor e dívidas seriam apagados, e o convívio social seria mais agradável. Mas, aqui prefere ser mais parecido com Bruzundangas a Pasárgada.

Não é porque existe esta data que você enganar uma pessoa vai ser passivo de culpa, até mesmo penal! Difamação e calúnia é crime até o dia de hoje:
Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
§ 2º - É punível a calúnia contra os mortos.
Exceção da verdade
§ 3º - Admite-se a prova da verdade, salvo:
I - se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;
II - se o fato é imputado a qualquer das pessoas indicadas no nº I do art. 141;
III - se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.
Difamação
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Exceção da verdade
Parágrafo único - A exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.
(http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=ARTIGOS+138+(CAL%C3%9ANIA)%2C+139+(DIFAMA%C3%87%C3%83O)%2C+DO+C%C3%93DIGO+PENAL)

Quantas vezes nos encobertamos desse dia, e dizemos que aqueles que se entristecem ou se irritam não agem com amistosidade, mas reclamamos quando nossos líderes políticos mentem em campanhas?
A mesma mentira contada por eles; é a mesma por nós. O mesmo erro é cometido por ambos, e nenhum deles têm o direito de reclamar, pois cada um merece a Nação que têm!



Outro ponto seria que a mentira não é contada só nesse dia. Oxalá se fosse! Mas todos os dias mentem por míseras justificativas. Como pessoas vivem em um mundo de engano tão tranquilamente e não incomodam-se pela forma que estar sendo guiado sua sociedade? A inércia e a bitolação das mentes estão de forma tão exagerada que torna-se até insuportável para pessoas que ainda prezam pela verdade.

Meu desejo se baseia em: Vamos mudar a nós, pois quando esse desejo de melhora penetrar no coração das pessoas, datas mesquinhas como tal serão apagadas, e datas consideráveis terão seu valor real admirado!

Filipe O. Concercio S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário