quarta-feira, 8 de outubro de 2014

GSPL - Geração-Miojo

Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge


"Já". Essa é o único tempo verbal conhecido pelos jovens e adolescentes do século presente. Somos uma geração miojo. Imediatistas, sem graça, sem gosto, amolecidos com qualquer água morna e endurecidos de forma gradativa. Ou seja, milhões de zeros à esquerda da vírgula.
Faz já um tempo que não escrevia crônicas por não me vir inspiração para algo que, verdadeiramente, necessite de mudança, até que hoje pela tarde li uma frase daquele que é considerado o Pai da Medicina, Hipócrates, em que dizia: "A cura é uma questão de tempo". E meditei sobre isso: A cura, como tudo na vida, requer de nós tempo; e mais do que isso, outros elementos que entrelaçados provoquem a melhoria necessária. Mas, será que estamos dispostos a esperar esse tempo? Então a inspiração ressurgiu das cinzas, incomodou minha mente e tomou meus dedos que aqui estão operando. Sem mais delongas, vamos partir para a vida.

A) Porquê sim! Perceberam como essa frase, mascaradamente, está na vida de cada um? Hoje não se tem mais argumentos para tomar medidas que provocam questionamento nos outros. O impulso está sendo o maior responsável pelas escolhas feitas tanto por jovens, quanto por adultos nas mais diversas áreas de conduta humana. Hoje se trai porque quer, pede divórcio porque quer, abandona emprego, larga os estudos, vive promiscuamente pelo simples fato de "dá na telha". Não se deve mais satisfação para ninguém, muito menos respeitar a opinião alheia. Quer fazer? Sim. Tem motivos? Não. Então por quê? Porquê sim. Simples assim.
Muito mais do que a aceitação de uma propaganda da televisão, esse modo de vida nos mostra o quanto o ser humano está cheio de ego, orgulho e prepotência. O impulso não mede as consequências que o amanhã cobrará, e isso é o seu calcanhar de Aquiles. A partir do momento que tomas uma ação (seja ela após pensar por anos, ou por frações de segundos) sempre ocorrerá sua reação. Não tem como fugir. E elas serão na mesma proporção. Independente se ocorra amanhã, ou em sua velhice, saiba que ela virá e dará a mesma justificativa: porquê sim!


B) Eu quero! Quem nunca sentiu pena e, ao mesmo tempo, raiva de uma mãe que deixa seu filho fazer cena no meio de um estabelecimento? Pois bem, e quantas vezes não nos pegamos nesse mesmo estado ridículo? Estamos tão acostumado a fast-food's, happy hours e black friday que nos desesperamos quando alguém pede para esperarmos. Achamos que nosso jeito, nossos contatos ou nossa influência resolverá tal situação de uma forma muito mais simplificada do que a que está sendo imposta para nós. Mas não é bem assim. Lembra-se da frase de Hipócrates? Tudo "é apenas uma questão de tempo". A atitude certa no momento errado torna a atitude errada. Se alguém te aconselhou a esperar, aceite! Não será perca de tempo, mas sim precaução contra a decepção. 
Comprei um celular há um ano e ele custava trezentos e trinta reais. Queria muito um Android que pudesse me colocar dentro da "Nova Era da Informática". Dias, repito, dias após ele já custava 300 e depois de alguns meses percebi que a marca não era a melhor que se poderia conseguir com aquele preço. Resultado: um ano depois comprei um celular pelo mesmo preço, que nem se compara com aquele que tinha. Conclusão: perdi meu dinheiro.Como eu, muitos outros perdem dinheiro, saúde, oportunidades e até mesmo a vida por não saber esperar o tempo certo. Antes de voltar às atitudes de criança e querer tudo no seu tempo, saiba esperar e alcançar o que realmente é para ti. 


C) Se não for agora... Essas propagandas sensacionalistas têm um poder de convencimento muito forte e as informações ditas por eles são facilmente absorvidas pelo nosso subconsciente. O que não quer dizer que precisemos nos entregar a isso. Elas nos dizem que se não aproveitarmos tal oferta estaremos perdendo, sendo que se ninguém for comprar elas são obrigadas a abaixar aqueles preços. Ou seja, elas que são reféns na história. 
Exatamente assim se comporta as situações em nossa vida! Aparece cada oferta que na hora pensamos: "É pegar ou pegar!" Mas estou aqui agora para alertar a vós sobre isso. O que for pra ser em sua vida não virá tão fácil quanto as propagandas na televisão, e nem se irão tão fácil quanto os produtos industrializados. A dificuldade aprimorará tudo quanto for de necessário e duradouro dentro de você! Seja um relacionamento, uma porta de emprego, uma oportunidade de estudo ou até mesmo um momento só pra você, tudo é indispensável, mas sempre na hora certa e não na pressão do momento.

A Geração-Miojo tenta influencia você a ser como eles: todos iguaizinhos e com um pingo de tempero. Pelo contrário, seja alguém incisivo em suas opiniões, sendo revolucionário tanto nos pensamentos quanto nas ações. Hoje não é preciso mais empunhar armas para ser reconhecido. Tenha argumentos plausíveis nas discussões, saiba esperar nas decisões e saiba pensar nas pressões e verás seu nome eternizado em muitos corações! Fuja de ser mais um fio de miojo, torne-se o tempero, torne-se a mudança, torne-se único. Coisas únicas só virão para quem escolhe algo único. Pense nisso.

Filipe O. Concercio S.
Imagens: Reprodução/Internet

Um comentário:

  1. Lipe, esses olhos azuis no macarrão ficaram o máximo kkkkk... Mto bom texto :)

    ResponderExcluir