quinta-feira, 8 de maio de 2014

GSPL - O dom de Aconselhar

Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge

Um leitor deste blog e amigo meu sugeriu esse tema pedindo para que eu escrevesse sobre mim. Todos aqueles que quiserem, também podem sugerir publicações!

Ao iniciar gostaria de avisar que este texto não tem fins reflexivos, apenas expositivos por pedido de um amigo meu. Abrirei um pouco de minha vida para falar sobre um dom que Deus me deu. O dom de aconselhar na parte sentimental meus amigos. Espero que a partir de minhas experiências, vocês possam perceber que nem tudo que vem para o mal, não pode gerar o bem.

Assistiram o trailer acima? Pois é, um filme muito conhecido, estrelado pelo ator que mais admiro no cenário mundial: Will Smith, no filme Hitch conselheiro amoroso. Nunca vi um filme que retrata tanto essa área da minha vida quanto esse. Identifico-me desde a forma pela qual o fez amadurecer em relacionamentos e fugir das ciladas que existem, até na maneira que aconselho e tenho respostas para todos menos para mim mesmo. São várias as similaridades que encontro e gostaria de mostrar-lhes, sempre buscando a preservação de nomes e fatos que posso me expor além do necessário.

*Início: Não gostaria de narrar o filme, pois muitos já conhecem, e aqueles que não o conhecem sugiro assistir. Mas, eu me encaixo nele, pois como todo inicio de adolescência você entra sem saber os leões que terá que batalhar. E não foi diferente comigo. Quando os sentimentos apareciam, eu entrava de cabeça e não sabia a hora certa de me declarar. Aconteceu por diversas vezes que no ultimo momento para o inicio de um relacionamento não dava certo por "n"'s motivos. Até que aconteceu o mais grave, fui decepcionado por aquela pela qual pensava: irei namorar noivar e casar. Passei muito tempo sofrendo. 
Mas isso foi um grande marco em um recomeço de minha vida. A partir deste momento comecei a ser mais incisivo no aconselhamento àqueles que estavam ao meu lado. E daí em diante posso dizer que se iniciou minha jornada de ensino sobre relacionamentos.

*Trajetória: Esse amigo meu que pediu a escrita desta crônica, é um dos quais eu ajudo na parte sentimental. Como no filme próprio diz, existem homens que conseguem se relacionar com o sexo oposto sem problema algum, mas existem casos que não. E estes são a maioria. Não posso dizer que sou detentor de pleno conhecimento sobre o mundo feminino. Nem que meus conselhos serão sempre certos, mas posso garantir que pelo muito que passei, pelas experiências que vivi e ouvir de outros, e por algo que não é lembrado na hora de decisão de atitudes, que é o temperamento de cada um, posso lhe mostrar caminhos que você pode escolher seguir.
O primeiro passo para você que é, ou que vê que tem vocação para aconselhamentos é: não tome a decisão pelo seu ajudado. Dê alternativas, mostre caminhos, diga as causas e consequências que cada trajeto levará. No momento que você se compromete a escolher por ele, assinas o termo se compromissando a qualquer erro cometido por ele, ou por ela, a culpa é sua. Independente se o individuo seguiu a risca ou não o que você propôs.
O segundo passo estar na disponibilidade de sempre ouvir as duas partes. Os melhores conselhos que já dei não nasceram de minha cabeça, mas sim do que outros já tinham me falado. Ex. Uma menina chega pra mim e diz: "não dou atenção a ele porque ele não ouve quando preciso de sua ajuda.". Meu conselho para o rapaz será de acordo com o que ela me disse. E não somente para o rapaz, mas pra todos os outros que me procurarem relatando o mesmo problema.
O terceiro e mais importante passo é: NÃO PENSE QUE É INFALÍVEL SEUS CONSELHOS. Muitos conselhos que já dei e deram certo com outros, não deram certo para mim. Como também pensamentos que tive e expus achando ser o melhor caminho, na verdade nunca foram seguidos. Tenho que estar preparado para errar também. Mas daquele erro aprender e ensinar aos outros que vierem depois. Apenas sendo a pessoa que erre, você estará apto para ser a pessoa que aconselhe.

*Realidade: Não gostaria de desanimar ninguém, mas tenho que dizer a verdade. Hoje temos tal autoridade pelo sofrimento passado anteriormente. Não nos considere os sabichões, pois nós, conselheiros, somos as pessoas que mais precisam de conselhos. E o pior somos aqueles que menos temos a quem procurar para nos ajudar. Como disse anteriormente, não será porque no caso de fulano ou sicrano que deu certo, que comigo dará. A MAIORIA das vezes não dá. Mas esse é o bom de ter esse dom. A gente é incitado a desvendar novos caminhos por meio da mata do coração. Conquistar é uma tarefa árdua, principalmente para o homem. Aconselhar uns aos outros é a melhor forma, e estou sempre pronto a ajudar quem queira. Podem até achar que fiz esse texto para me vangloriar, mas não. Apenas o fiz para relatar um pouco mais de minha vida. Minhas qualidades, meu jeito, mas também meus defeitos e acima de tudo limitações. Aconselhar não é e nunca foi um manual certinho que tudo dá certo. Mas um livro escrito com lápis que a qualquer momento pode ser apagado. Pois não existe nada mais vulnerável que mulher, e por causa disso não existe conselheiro que acerte 100% no que elas querem. kkkkk

Filipe O. Concercio S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário