Acompanhe nosso blog e não perca as novidades curtindo a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pensoloonge
Não. Esse acontecimento não é ao iniciar sua puberdade e pelos começam a surgir. Também não é quando se descobre como se reproduzir. Muito menos quando começa a ter coragem de se defender só. Não é a maior idade que define o surgimento de um homem, mas sim suas atitudes e conceitos sobre a vida que te cerca. Não pude me conter e fugir desse tema, pois sou refém dele a cada dia. Enfrento uma batalha interna buscando sempre crescer, e vejo vários outros indo na via contrária e isso me aborrece por eles não terem tal percepção da idiotice que fazem.
Não. Esse acontecimento não é ao iniciar sua puberdade e pelos começam a surgir. Também não é quando se descobre como se reproduzir. Muito menos quando começa a ter coragem de se defender só. Não é a maior idade que define o surgimento de um homem, mas sim suas atitudes e conceitos sobre a vida que te cerca. Não pude me conter e fugir desse tema, pois sou refém dele a cada dia. Enfrento uma batalha interna buscando sempre crescer, e vejo vários outros indo na via contrária e isso me aborrece por eles não terem tal percepção da idiotice que fazem.
Quem não conhece pessoas com barba, bigode, alto, forte, maior de idade, não mais virgens, independentes e agem como crianças até hoje? Infelizmente não são poucos. Vivem uma eterna infância, agem sem se preocupar com as consequências e pensam em futilidades. O que mais me deixa perplexo é que ainda conseguem atrair a atenção e o prestígio de outros. Estar certo que estes estão no mesmo nível daqueles, mesmo assim meu pensamento fica atordoado em saber que eles ainda sentem orgulho da forma que são.
Isso é o reflexo da sociedade vivida no Brasil, onde não precisa ser inteligente, culto ou admirável, precisa-se apenas ser esperto, perspicaz e influenciador.
"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino."
(1 Coríntios 13.11)
O apóstolo Paulo ao escrever esta epístola, não sabia o quanto se adequaria à nossa era. O primeiro verbo usado nos dá uma ideia que ele se refere ao passado, certamente, distante, pois se ele depois esclarece que agora já age como homem, então faz tempo que deixou de lado as coisas de menino. As áreas que ele aborda são boas para refletirmos. Nossas conversas, nossos sentimentos e nosso raciocínio já evoluíram, ou ainda continua de crianças mimadas e má educadas, em corpos de homens e mulheres?
1. Ser: O que somos? Isso nos remete para um conhecimento interno que às vezes deixamos de fazer de si. O conjunto de nossas atitudes, nossa forma de se portar e nossa impressão para as outras pessoas são de indivíduos crescidos, ou maduros? Crescer é a ordem natural das coisas, amadurecer acontece apenas quando resolvemos evoluir.
2. Falar: Com quem e o que falamos? É natural que se nosso contato é constante com imaturos, falaremos como tal. E isso não falta hoje. Grupinhos ridículos de jovens que juntos são metidos a tantas coisas que não sujarei meu blog para detalhar, mas que individualmente não possuem capacidade alguma de fazer uma frase que seja digna de ser ouvida. Não é por falar depravações, xingamentos ou saber, mesmo assassinando o português com tanta palavra errada, elogiar uma garota, que você é classificado como homem.
O menino torna-se homem quando suas palavras direcionam ao conhecimento, e seu silêncio à sabedoria.
3. Sentir: A paixão, o gostar e o amar são coisas extremamente distintas que em um só parágrafo não me é possível especificar. Porém quando a pessoa passa por experiências que a fazem crescer internamente, ele sabe as diferenciar muito bem. E como isso faz diferença no mundo hoje! Pessoas que não sabem distinguir tais sentimentos. Gosta de uma e diz que a ama, ama outra e age de forma apaixonada, e se apaixona por outra e revela um gostar. Ou seja, confunde tudo. No mínimo quatro corações sairão feridos da história. O de 3 meninas inocentes e o dele, sendo que este ultimo sairá não apenas decepcionado como também confuso. Estar na hora de nós, homens, pararmos um tempo, organizar nossas ideias, nossos sentimentos, nosso futuro, para só depois querer habitar dentro do coração de uma dama.
4. Raciocinar: Lembra-se do que falei aí em cima? Encaixa-se aqui. Raciocinar. Usar a lógica, a razão, antes de partir para a emoção. Hoje o quadro estar tão invertido que os homens estão se deixando levar por qualquer rabo de saia, e as mulheres estão pensando mil vezes antes de agir. Resultado: o mundo estar um caos! As mulheres se decepcionando e deixando de lado a esperança de viver ao lado de um homem, e nós nem aí, o importante é a mais fácil que aparecer. Faz o que quer, depois deixa pra lá. Os homens estão se tornando instintivos, paramos de evoluir e estamos voltando à pré-história só que agora ao invés de paus e pedras, usamos carro, dinheiro e lábia para conseguir as fêmeas e afastar os invasores de seu território. Que lástima. Resumo-me a isto. Não quero aprofundar tal assunto.
Vistes que não é nada fácil o trajeto para aquele que deseja tornar-se homem. Não apenas no nome, na declaração, no documento, ou na ficha, mas no cotidiano. Bater no peito e declarar ser, e não existir ninguém que o contraponha. Metido a macho encontram-se muitos, dispostos a pegar várias, viver sem se preocupar com nada, morar na casa de mamãe, sair e chegar na hora que quer sem dar satisfação de nada a ninguém. Mas homens são aqueles que traçam metas na vida e procuram ser e fazer a pessoa do seu lado feliz, amar os pais mas saber a hora certa de sair do ninho, e viver uma vida de retidão e responsabilidade. Se encontrares os poucos que restam, não apenas agarre, mas leve logo para o cartório e cadastre sendo seu. kkkkkk
Filipe O. Concercio S.
Ah, que lindas Palavras!! Você é um filósofo!
ResponderExcluir